terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

COPA DO BRASIL 2013 > AS NOVIDADES DA COMPETIÇÃO.

                As novidades da Copa do Brasil são muitas. A começar pelo número de clubes que irão disputar a competição que passou de 64 para 86 times. Agora os 20 times da série A e o s 20 times da série B de 2013 têm vaga garantida na competição. Os times que disputam a Taça Libertadores e que até então não participavam da competição por uma questão de calendário, agora entram na fase de oitavas de finais.

                No começo, apenas 80 times – os 40 do Brasileirão A e B e os 30 times que entram na competição de acordo com a classificação de suas federações – disputam as sete primeiras fases do torneio, no sistema de mata-mata até que restem 10 times. A partir daí, esses 10 times se unem aos 6 times que estão disputando a Libertadores para prosseguirem na disputa do título. Se houverem apenas 5 times brasileiros jogando a Libertadores, o 6º time vem do ranking da CBF que, excluindo os times que já estão na competição, seguirá a ordem decrescente de classificação para chegar até o time que participará do torneio.

                Nas oitavas de final, outra mudança. Dos 16 times que chegam até essa fase, apenas 8 seguem para as quartas. Entre os 8 eliminados, 4 conquistarão as vagas na Sul-americana do mesmo ano, de acordo com a classificação obtida por esses times no Campeonato Brasileiro série A do ano anterior à competição.

                Outra mudança importante é na duração do torneio, que era apenas no primeiro semestre, e que agora começará em abril e terminará em novembro. A intenção de todas essas mudanças é valorizar a competição e fazer jus aos times que disputam a Libertadores, pois ficam de fora tanto da Copa do Brasil como da Sul-americana, o que não ocorrerá mais.

                As vagas de algumas federações estaduais também foram alteradas: São Paulo e Rio de Janeiro agora tem 5 vagas cada; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná ficaram com 4 vagas; Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal passam a ter 3 vagas. As demais federações mantiveram suas vagas.

                Por causa da nova metodologia do ranking, as Federações do Acre e do Espírito Santos, que a princípio teriam 2 vagas cada, ficaram com uma só.  Contudo, em cada federação houve a classificação para dois times e isso gerou confusão. Para resolver o impasse a CBF determinou que os times dessas duas federações que conquistaram a segunda vaga, disputem uma fase preliminar, com partidas de ida e volta, para decidir quem seguirá na competição. Os dois times são o Atlético (AC) e a Desportiva (ES). A primeira partida será amanhã.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário