ELIMINATÓRIAS COPA 2014 > O CAMINHO PARA O BRASIL.

Atualizado em 24/03/2013
 
                As seis confederações afiliadas à FIFA definem em torneios organizados em cada continente, as 31 seleções que irão participar da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. As disputas começaram em 2011 e terminam no segundo semestre de 2013. O Brasil por ser o país sede, não participa da disputa. Mas a Espanha, atual Campeão do Mundo, ao contrário das edições anteriores do torneio, terá de disputar as eliminatórias.
                Cada confederação tem número específico de vagas e sistema de disputa das eliminatórias diferentes. Existe ainda, as chamadas eliminatórias continentais (continental play-off) onde as seleções de uma mesma confederação disputam uma vaga para a repescagem intercontinental. É o caso das seleções da AFC, da CONCACAF, da CONMEBOL e da OFC. Na repescagem intercontinental são conhecidas as duas últimas seleções que irão disputar a Copa de 2014.
                Para organizar os confrontos, a FIFA utilizou o raking AMPs com base na Copa do Mundo de 2010, onde as seleções com ranking mais baixo disputam preliminares e, depois, as seleções classificadas juntam-se às demais seleções de sua confederação.
                Das 207 seleções filiadas às seis confederações, apenas 203 participam da disputa das eliminatórias. Ficaram de fora, Brunei, Butão e Gudam, da confederação asiática, e Mauritânia, da confederação africana. Butão, Gudam e Mauritânia, não se inscreveram para participar e Brunei não pode participar por ter recebido suspensão da FIFA na época da elaboração da competição.
 
África (CAF) – cinco vagas
Das 53 associações-membro apenas a Mauritânia não se registrou para a competição. As 52 seleções restantes disputam as cinco vagas para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 em três fases.
Na primeira fase, as 22 seleções que estão relacionadas com ranking mais baixo disputaram a primeira fase em novembro de 2011, em jogos de ida e volta, classificando-se 11 seleções. A Seleção da Maurícia desistiu da competição e sua vaga ficou para a Seleção da Libéria.
Na segunda fase as 11 seleções que venceram na primeira fase se juntaram as outras 29 seleções que estão relacionada com raking mais alto e foram divididos em 10 grupos com 4 seleções cada. Essa fase está em andamento - começou em junho de 2012 - e será encerrada em setembro de 2013.
Na terceira fase, as 10 seleções vencedoras de cada grupo da segunda fase disputarão a última etapa. As seleções serão emparelhadas em cinco confrontos de caráter eliminatório com jogos de ida e volta. As partidas estão marcadas para os meses de outubro e novembro de 2013. As cinco seleções que vencerem os seus duelos estarão classificadas à Copa do Mundo da FIFA 2014.
 
 
ASIA (AFC) – 4,5 vagas
Das 43 associações-membro , Butão e Guam, não se registraram para a competição, e Brunei estava suspenso pela FIFA na época da organização do torneio, e por isso não estam participando da competição.
A primeira fase as  seleções relacionados entre a 28ª e 43ª colocação no ranking, no total de 16 seleções, foram emparelhadas em grupos e jogaram duas partidas (ida e volta) em junho e julho de 2011, classificando-se 8 seleções para a fase seguinte do torneiro.
Na segunda fase, as 8 seleções classificadas juntaram-se às seleções relacionadas entre 6ª e 27ª colocação no rankig, totalizando 20 seleções, que disputaram partidas de ida e volta, classificando-se 15 seleções para a próxima fase. Os jogos foram disputados em julho de 2011 e nessa fase, a Síria foi eliminada por uso irregular de um jogador e sua vaga ficou para o Tadjiquistão.
Na terceira fase: as 15 seleções classificadas na fase anterior se juntaram às seleções relacionas entre 1ª e 5ª no ranking, totalizando 20 seleções que foram divididas em 5 grupos com 4 seleções cada, que jogaram entre si, dentro de cada grupo. Os jogos foram disputados entre  setembro de 2011 e fevereiro de 2012, classificando-se para a proxima fase as as duas melhores seleções de cada grupo.
Na quarta fase, as 10 seleções classificadas na fase anterior, foram divididas em dois grupos com 5 seleções cada, classificando-se para a Copa de 2014 as duas melhores equipes de cada grupo. Essa fase está em andamento – começou em junho de 2012 - e será encerrada em junho de 2013. As duas seleções que ficarem em 3º lugar em cada grupo, irão disputar a repescagem.
Na quinta fase, teremos a disputas das duas seleções que ficaram em 3º lugar nos grupos da fase anterior. Serão duas partidas (ida e volta) que devem ocorrer nos dias 6 e 10 setembro de 2013. A seleção vencendora irá disputar a repescagem intercontinental contra a seleção classificada pela CONMEBOL, ou seja, uma seleção da América do Sul, nos dias 15 e 19 de novembro de 2013.
 
 
EUROPA (UEFA) – 13 Vagas 
São 53 associações-membro foram divididas em 8 grupos com seis seleções cada e um grupo com cinco seleções, que disputaram uma das 13 vagas em duas fases.
Na primeira fase, as seleções se enfrentam dentro de cada grupo em jogos de ida e volta. As melhores seleções de cada grupo classificam-se para Copa de 2014. Essa fase está em andamento - começou em setembro de 2012 - e será encerrada em outubro de 2013.
Na segunda fase, as 8 melhores seleções que ficarem em 2º lugar nos grupos da primeira fase, disputam a repescagem, com jogos de ida e volta, classificando-se para a Copa do Mundo de 2014 as 4 seleções vencedores. As partidas serão realizadas entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013.
 
 
OCEANIA (OFC) – 0,5 Vagas
                Essa é a única federação que não tem vaga garantida. São 11 associações-membro, que buscam apenas uma vaga para a repescagem intercontinental, em três fases.
                Na primeira fase, que aconteceu em novembro de 2011, as 4 seleções com pior colocação do ranking, jogaram entre si e somente uma avaçou para a fase seguinte, que foi a Seleção de Samoa.
                Na segunda fase, que é a Taça da Oceania 2012, a Seleção de Samoa juntou-se às outras 7 seleções da confederação, totalizando 8 seleções que foram divididas em dois grupos com 4 seleções cada. Essa disputa ocorreu em junho de 2012 e as duas melhores seleções de cada grupo classificaram-se para a proxima fase. A Seleção do Tahiti, pela primeira vez, conquistou a Taça da Oceania 2012, e além da classificação para a proxima fase, irá representar o continente na Copa das Confederações de 2013, que será realizada no Brasil.
Na terceira fase, as 4 seleções classificadas na fase anterior, jogarão entre si, com partidas de ida e volta. Essa fase está em andamento – começou em setembro de 2012 – e será encerrada em março de 2013. A Seleção da Nova Zelândia venceu a fase com uma rodada antes do fim e irá para a repescagem internacional quando jogará contra uma seleção da CONCACAF, nos dias 15 e 19 de novembro de 2013. 
 
 
AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA CENTRAL E CARIBE (CONCACAF) – 3,5 Vagas
                São 35 associações-membro que disputam as vagas em 5 fases. A princípio, a CONCACAF solicitou à FIFA 4 vagas, mas não teve jeito e a confederação terá mesmo só 3,5 vagas.
                Na fase preliminar, a disputa foi entre as seleções relacionadas entre a 26ª e 35ª posição no ranking, totalizando 10 seleções que realizaram partidas eliminatórias de ida e volta em junho 2011. As cinco melhores seleções avançaram para a próxima fase.
                Na segunda fase, antes do seu início, houve uma desistência. A Seleção de Bahamas desistiu da competição, mesmo estando classificada para prosseguir,  e sua vaga não foi preenchida por outra seleção. Sendo assim, as 4 seleções classificadas na fase anterior juntaram-se às seleções relacionadas entre a 7ª e 25ª colocação no ranking, totalizando 23 seleções que foram divididas em 5 grupos com quatro seleções cada e um grupo com três seleções. Os jogos foram disputados entre setembro e novembro de 2011 e as seis seleções que terminaram em primeiro lugar em cada grupo, seguiram para a outra fase.
                Na terceira fase, as seis seleções classificadas na fase anterior juntaram-se às seleções relacionadas entre a 1ª e 6ª posição no ranking, totalizando 12 seleções, que foram divididas em três grupos com quatro seleções cada. As partidas aconteceram entre junho e outubro de 2012 e as duas melhores seleções da cada grupo passaram para a próxima fase.
                Na quarta fase, as seis seleções classificadas na fase anterior, formara um grupo único onde as seleções jogam entre si em jogos de ida e volta. Essa fase começa em fevereiro e termina em outubro de 2013. As tres melhores seleções estarão classificadas para a Copa do Mundo de 2014. A seleção que ficar na 4ª posição irá disputar a repescagem intercontinental contra uma seleção da OFC, que será disputada nos dias 15 e 19 de novembro de 2013.
 
 
AMÉRICA DO SUL (CONMEBOL) – 5,5 Vagas
            São 10 associações-membro que disputam 5,5 vagas. Um vaga pertence ao Brasil que não disputa a eliminatórias por ser o país sede da Copa de 2014. Sendo assim, 9 seleções disputam 4,5 em uma fases.
                Na primeira fase, todas as seleções formam grupo único e jogam entre si em partidas de ida e volta. Essa fase está em andamento – começou em outubro de 2011 – e será encerrada em outubro de 2013. As quatro melhores seleções conquistarão a vaga para a Copa de 2014. A seleção que ficar em 5º lugar, irá disputar a repescagem internacional contra uma seleção da AFC e os jogos serão disputados nos dias 15 e 19 de novembro de 2013.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário