domingo, 10 de fevereiro de 2013

COPA AFRICANA DE NAÇÕES – 2013 > NIGÉRIA E TRICAMPEÃ E VIRÁ AO BRASIL.


Cerimonia Abertura Copa Africana de Nações, Nigéria x Burkina Faso (Foto: AP)


Hoje tivemos o encerramento do torneio, com a Grande Final que reuniu a Seleção da Nigéria e a novata Seleção da Burkina Faso, a surpresa da competição deste ano.








                                 O selecionado nigeriano não pode contar com a estrela do time, o artilheiro Emenike que sentiu contusão e nem foi relacionado para o banco de reservas.




A aposta da Nigéria foi na dupla que atua no Chelsea (ING), Moses e Obi Mikel.  Os dois craques nigerianos foram consagrados ao fim da partida: Obi Mikel foi eleito o melhor jogador da partida, e Moses, foi eleito o melhor jogador de toda a competição.
 
 
 
 

 
 
 
 


Já para a Seleção de Burkina Faso, tudo foi uma grande novidade, pois chegou mais longe do que todos esperavam. Sua melhor estratégia era jogar como jogou toda a competição, contando com a união do time. Mas isso não foi suficiente para ficar com o título hoje.

 
 
 

 
    A Seleção da Nigéria foi melhor em campo e conseguiu segurar a vitória desde o final da primeira etapa de jogo, e pela terceira vez conquistou o título. As outras duas foram em 1980 e 1994. 
 
 
O capitão nigeriano Joseph Yobo levanta a taça da Copa Africana

O jogador Joseph Yobo, capitão do time, ergueu a taça do tricampeonato. O time nigeriano é o melhor da África em 2013 e, por isso, irá representar o Continente Africano na Copa das Confederações, em junho, no Brasil.
 

 
 Para o técnico Stephen Okechukwu Keshi, será inesquecível essa conquista, pois em 1994 quando o time nigeriano ergueu o bicampeonato, ele era jogador da seleção. Hoje ele se consagra como o maior responsável pela conquista do tri, no comando do time.  
 
 
 
 
  
A Nigéria tem cerca de 159 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso da África, que tem uma rivalidade religiosa histórica no país: o sul é mais rico e recebe influência da religião cristã; o norte é a região mais pobre do país e recebe influência dos muçulmanos. Já ocorrem muitos conflitos entre as duas facções religiosas.

 
A festa dos adeptos da Nigéria no final da partida em Joanesburgo

 


Nigéria 1 x 0  Burkina Faso
Em Johannesburg – Estádio Soccer City
 
A Nigéria marcou o único gol da partida aos 40 minutos do primeiro tempo, depois que Moses chutou travado na marcação, a bola sobrou para Sunday Mba, que deu um chapéu dentro da área, deixou a zaga na saudade e chutou firme, no canto esquerdo, para marcar o golaço nigeriano.
 
 
Confira no link abaixo, o vídeo com os melhores momentos do jogo.
 


 



 
FUTEBOL PAIXÃO,

parabeniza à Seleção da Nigéria pela conquista.

Parabeniza também à Seleção de Burkina Faso

pela brilhante campanha em 2013.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário