sábado, 26 de janeiro de 2013

PAULISTÃO 2013 – Série A1 > DERBY EM CAMPINAS AGITA A RODADA DE HOJE.

                A terceira rodada da competição traz um dos clássicos mais antigos do futebol paulista. Guarani e Ponte Preta, ambos da cidade de Campinas, entram em campo sempre em clima de grande rivalidade, tanto dentro de campo, como nas arquibancadas.


                O palco do jogo hoje será o Estádio Brinco de Ouro, que pertence ao Guarani. Em geral, o jogo é sempre muito equilibrado e das 189 partidas disputas entre os dois times, o Guarani venceu 66, a Ponte Preta venceu 60, e 62 empates ocorreram.

O único resultado que não se sabe até hoje é do primeiro jogo, realizado em 24 de março de 1912, pois a imprensa na época noticiou que o jogo aconteceria, mas não se preocupou em divulgar o resultado por se tratar de um amistoso sem importância para o futebol amador da época. O Guarani afirma que essa partida terminou empatada em 1 a1, mas a Ponte Preta é categórica e alega que venceu, por 1 a 0, o primeiro jogo.

                Triste mesmo é a forma como a rivalidade começou. Foi em 28 de agosto de 1914, quando os times disputavam o quarto confronto em um amistoso realizado na Praça de Esportes José Iório, que pertencia ao Sousas Futebol Clube, que tudo começou. O Guarani vencia o jogo por 1 a 0 e um pênalti foi marcado a seu favor. O time da Ponte Preta reclamou com o juiz e inconformados, retirou o time de campo. O Guarani bateu o pênalti sem goleiro e a partida foi encerrada.

Mas nas arquibancadas a confusão foi generalizada com as duas torcidas trocando socos e pontapés. Uma briga que saiu do estádio e foi parar nas ruas da cidade. A rivalidade surgiu e perdura até hoje. Infelizmente, outros incidentes semelhantes mancharam a história do clássico campineiro.

No ano passado, as duas equipes fizeram excelentes campanhas e chegaram até as semifinais do Paulistão, onde se reencontraram para decidir qual dos dois times iria disputar a final do campeonato. A partida marcou os 100 anos do primeiro jogo do derby e o Guarani venceu por 3 a 1, disputou a final contra o Santos, e ficou com o vice-campeonato.

Se 2012 começou bem para o Guarani terminou muito, muito, mal. Na série B do Campeonato Brasileiro, o time foi caindo de produção na competição e terminou em 18º lugar sendo rebaixado para a série C. Tudo isso por conta da crise financeira que gerou o atraso nos pagamentos dos jogadores e que ameaçou até a perda do Estádio Brinco de Ouro.

Para a Ponte Preta, 2012 não foi de todo ruim, mas poderia ser melhor. Depois do Campeonato Paulista, o time disputou a Copa do Brasil e foi eliminado pelo São Paulo não conseguindo passar para as quartas de final. Restava o Campeonato Brasileiro série A, com a chance do time chegar até a Libertadores ou à Sul-americana em 2013. Contudo, o time não atuou bem, terminou na 14ª colocação e ficou fora das duas competições.

Nos demais jogos de hoje, o São Paulo que é o 8º colocado, joga em casa com o time reserva, contra o Sorocaba que está na 14ª posição. O Oeste, lanterna do campeonato, não poderá jogar em casa, pois tem seu estádio interditado pela FPF, e receberá o São Caetano que ocupa o 9º lugar, na cidade de São Carlos, jogando no Estádio Luiz Augusto de Oliveira. E, por fim, em Lins, o Linense que está na 4ª colocação, enfrenta o Ituano que é o 18º colocado.

17h
Guarani x Ponte Preta
Em Campinas – Brinco de Ouro

Guarani – técnico Zé Teodoro
Emerson; Oziel, Montoya, Leandro Carvalho e Bruno Recife; Ademir Sopa, Eusébio, Dener e Fumagalli; Siloé e Dudu.

Ponte Preta – técnico Guto Ferreira
Edson Bastos; Artur, Ferron, Cléber e Uendel; Baraka, Bruno Silva, Cicinho e Wellington Bruno (Ramirez); Chiquinho e William.

São Paulo x Sorocaba
Em São Paulo – Morumbi

São Paulo – técnico Ney Franco
Denis; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Casemiro, Maicon, Cañete e Ganso;
Aloísio e Ademilson.

Sorocaba – técnico Estevam Soares
Marcelo Moretto; Fábio Sanches, César, Wellington e Edson Sitta; Da Silva (Júnior Timbó), Gilberto Santos, Gerson e William Simões; Rogélio Balotelli e Thiago Marques (Misael).

19:30h
Oeste x São Caetano
Em São Carlos – Luiz Augusto de Oliveira

Oeste – técnico Luís Carlos Martins
Fernando Leal; Dedê, Eduardo, Dezinho e Ligger; Peterson, Paulo Victor, Jefferson e Wanderson; Serginho e Jheimy.

São Caetano – técnico Ailton Silva
Fábio; Samuel Xavier, Gabriel, Eli Sabiá e Fernandinho; Moradei, Pirão, Éder e Pedro Carmona;
Danielzinho e Vandinho.

Linense x Ituano
Em Lins – Gilberto Siqueira Lopes

Linense – técnico Bruno Quadros
Leandro Santos; Bruno Ribeiro, Álvaro, Perone e Tarracha; Elias, Leandro Brasília, Gilsinho e Lenilson; Daniel Lovinho e Fausto.

Ituano – técnico Roberto Fonseca
Anderson; Leandro Silva, Cléber, Vitor Hugo e Patrick; Marcinho Guerreiro, Cambará, Luciano e Fernando Gabriel; Edson e Tiago Bezerra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário