quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MUNDIAL DE CLUBES FIFA > HOJE COMEÇA O TORNEIO

                O Mundial de Clubes da FIFA 2012, em solo japonês, começa hoje com o jogo classificatório entre o time do país anfitrião, o Sanfrecce Hiroshima que é o Campeão Japonês, e o Campeão da Oceania, o Auckland City (NZE), partida válida pela fase preliminar. A rede BANDEIRANTES irá transmitir todos os jogos do Mundial.

                Como todos sabem, esse torneio organizado pela FIFA reúne os campeões de todos os seis continentes e o time vencedor do campeonato nacional do país sede. Além dos dois times que jogam hoje, participarão do torneio o Campeão da África – Al Ahly, do Egito, o Campeão da Ásia – Ulsan Hyundai, da Coréia do Sul, o Campeão da América do Norte e América Central – Monterrey, do México, o Campeão Europeu – Chelsea, da Inglaterra, e o Campeão da América do Sul – Corinthians, do Brasil. Os dois últimos entram na fase semifinal.

                Será uma única partida, uma chance para cada jogo de cada etapa. Um torneio curto, mas que tem grande valor monetário e publicitário, pois não se ganha mais um título, e sim, se ganha o título de melhor time do planeta. No caso de empate nas partidas, haverá prorrogação de 30 minutos, em dois tempos de 15 minutos cada. Se o empate permanecer, a decisão da vaga para a próxima fase, bem como do título, será nos pênaltis. O vencedor do jogo de hoje irá enfrentar o Al Ahly (EGI), no próximo domingo, dia 09, às 8:30h.

 

08:45h - Sanfrecce Hiroshima (JAN) x Auckland City (NZE)
Em Yokohama – International Stadium Yokohama

                O Sanfrecce Hiroshima chegou ao Mundial após vencer, pela primeira vez, o Campeonato Japonês. O título foi conquistado em novembro deste ano, na penúltima rodada do torneio, quando o Sanfrecce Hiroshima, líder da competição, venceu o Cerezo Osaka e ainda contou com derrota do Vegalta Sendai, vice-líder do campeonato, para o Albirez Niigata. Esse foi o primeiro titulo profissional do time japonês que já era tri campeão na categoria amador e também é a primeira vez que o time participa do Mundial da FIFA.

                No Japão, a academia do clube é responsável pela revelação de craques do futebol japonês, pois a diretoria aposta na formação e utilização de jogadores das categorias de base, fato que contribuiu muito para a conquista do torneio nacional deste ano, já que no atual elenco há 10 jogadores formados pelo clube.

Sob o comando do técnico Hajime Moriyasu o time prioriza a formação ofensiva e conta com Hisato Sato, o goleador do time, e a experiência dos irmãos Morisaki, Koji e Kazuyuki, sem falar no goleiro Shusaku Nishikawa, que é o goleiro da Seleção Japonesa e líder do grupo. O Sanfrecce Hiroshima possui um bom time, com velocidade e ataque eficaz, e poderá surpreender a todos logo de início.

Já o Auckland City, time da Nova Zelândia, se classificou para o Mundial após vencer o Campeonato da Oceania, realizado em maio deste ano, depois de derrotar o Tefana, do Taiti. Apesar de ser um clube muito novo, fundado em 2004, o Auckland City já participou três vezes da competição. A primeira foi em 2006, no Japão, quando perdeu na quartas de final para o Al-Ahly e também foi derrotado pelo Jeonbuk, da Coréia do Sul, ficando na 6ª colocação. A segunda em 2009, quando a competição foi em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, derrotou o time da casa, o Al-Ahly na preliminar, perdeu para o Atlante, do México, nas quartas de final e terminou a competição em 5º lugar. A terceira foi em 2011, no Japão, mas apesar de endurecer o jogo contra o Kashiwa Reysol, time do país anfitrião, foi eliminado na fase preliminar.

O time é treinado pelo técnico Ramón Tribulietx, que é espanhol e fez poucas modificações em relação ao elenco do ano passado. Estão mantidos no time: o capitão Ivan Vicelich, que participou da Seleção da Nova Zelândia na Copa de 2010, e o trio espanhol formado por Ángel Berlanga, Albert Riera e Manel Exposito, que foi o artilheiro do Campeonato da Oceania.

Mas o treinador aposta também nos jovens talentos do time: Alex Feneridis e Adam McGeorge que estiveram presentes na seleção nacional e também na Seleção Olímpica Neozelandesa, nos jogos de Londres deste ano.
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário