quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BRASILEIRÃO – Série A > PORTUGUESA (SP) E PONTE PRETA (SP) PARA SE APROXIMAR DO G4.

                Abrindo a 28ª rodada, teremos três jogos hoje, todos às 21h. Pelos paulistas, Portuguesa e Ponte Preta continuam na luta para se aproximar do G4. A Lusa joga em casa e pega o Sport que está na zona de rebaixamento com 6 pontos a menos. A Macaca joga fora de casa contra o Coritiba que tem 5 pontos a menos.

                A partir dessa rodada, a jornada de cada time no Brasileirão começa a se desenhar, já que faltará mais 10 partidas. Na ponta da tabela, 7 times brigam pelo título e pelo G4. No miolo, tudo embolado com 34 ou 33 pontos. Na rabeira, a diferença também é pouca de um time para outro.

 
Portuguesa (SP) x Sport (PE)
Em São Paulo – Canindé

                A Portuguesa está na 15ª colocação com 33 pontos e tem que tomar cuidado para não ficar perto da Z4, já que a diferença para o 17º colocado são 6 pontos. As chances do time chegar ao G4 são muito poucas, pois são 17 pontos até o 4º lugar. O pensamento da equipe, agora, é se afastar da zona de rebaixamento, mas tem muita pedra no caminho da Lusa. A começar pelo adversário de hoje, a Portuguesa ainda enfrenta o Flamengo (RJ), o Náutico (PE), e o Bahia (BA), todos, hoje, com 34 pontos e também lutam para ficar bem longe da Z4. Além disso, enfrenta o Figueirense (SC) que está na zona de rebaixamento e ainda tem um clássico paulista contra o Corinthians. Piores serão as últimas três partidas, quando o time irá enfrentar o Botafogo (RJ), o Grêmio (RS) e o Internacional (RS), times que brigam pelo G4 e pelo título.

                Embora esteja com o caminho bastante difícil, a Portuguesa tem chance de se manter na série A em 2013, mas chegar ao G4 é mais complicado. Para o jogo de hoje o técnico Geninho terá de volta o zagueiro Gustavo, que ficou de fora da última partida para cumprir suspensão automática, entrando no lugar de Lima. Marcelo Cordeiro continua de fora com dores musculares e quem assume a vaga é o zagueiro Rogério, que atuará improvisado na lateral esquerda do time.

 
                O Sport é o 17º colocado com 27 pontos, está por 2 pontos para sair da Z4. Em seu caminho, para permanecer na séria A no ano que vem, o time terá de enfrentar o Grêmio (RS), Atlético (MG), o São Paulo (SP), o Vasco da Gama (RJ), o Botafogo (RJ) e o Fluminense (RJ), todos lutando pelo título e pelo G4. E ainda pega, além da Lusa, a Ponte Preta (SP) e o Náutico (PE), que lutam par ficar longe da Z4. Entre os times que estão na zona de rebaixamento, a equipe enfrenta o Atlético (GO) e o Figueirense (SC).

                Além de vencer seus jogos, o Sport terá que torcer pelo tropeço de muita gente para se garantir na série A em 2013. O time tem boas chances de ficar, mas terá de jogar muita bola para isso acontecer. O técnico Waldemar Lemos poderá escalar o atacante Gilsinho que ficou de fora do jogo passado por estar suspenso. No mais, o time deve ser o mesmo.

 
Escalação provável:
Portuguesa – técnico Geninho
Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Zé Antonio, Léo Silva, Boquita e Moisés;
Ananias e Bruno Mineiro.


Sport – técnico Waldemar Lemos
Magrão; Cicinho, Diego Ivo, Edcarlos e Renê; Tobi, Moacir, Rithely e Hugo;
Gilsinho e Felipe Azevedo.


 
Coritiba (PR) x Ponte Preta (SP)
Em Curitiba – Couto Pereira

                O Coritiba é o 16º colocado com 29 pontos, tem apenas 2 pontos a mais que o 17º colocado, o Sport, que também joga hoje. Para se manter na série A no ano que vem, o time irá enfrentar outros times que brigam para sair da Z4: o Palmeiras (SP) e o Figueirense (SC). A pior parte mesmo será enfrentar os times que brigam pelo título e pelo G4: Grêmio (RS), Fluminense (RJ), Atlético (MG) e Vasco da Gama (RJ).

                Para conquistar pontos importantes, a equipe goiana terá de passar pelos times que estão no meio da tabela, onde poderá ter mais chance de vencer e definir sua permanência na série. O técnico Marquinhos Santos não poderá contar com o meia Everton Ribeiro que irá cumprir suspensão automática e para o seu lugar, Robinho deve ser o escolhido. Deivid e Ayrton continuam de fora do time para aprimorar a forma física, já que fora liberados pelo departamento médico. Mas a pior notícia é a fratura no pé direito do zagueiro Emerson, que aconteceu no jogo contra o Grêmio, em 31 de julho, pela Copa Sulamericana, e que está preocupando muito a equipe médica do clube, cogitando-se até a realização de cirurgia.
 

                A Ponte Preta está em 14º lugar com 34 pontos e terá que se adaptar rapidamente com o novo técnico, Guto Ferreira, para não se complicar na reta final do torneio. No caminho para permanecer na série A, o time pega o Náutico (PE), o Santos (SP), o Bahia (BA) e a Portuguesa (SP), todos, hoje, com 34 pontos e brigando para não entrar na Z4. Entre os times que brigam pelo título e pelo G4, jogará com o Fluminense (RJ), o Grêmio e o São Paulo (SP). Porém, o time não irá enfrentar as equipes que estão no Z4, com exceção do Sport, que joga hoje também e que está na 17ª colocação, mas será daqui a quatro rodadas.

                O time tem boas chances de ficar na série A em 2013, dependendo só de suas próprias forças para isso. Para chegar ao G4, fica mais difícil, pois são 13 pontos de diferença. O novo treinador do time procurou trabalhar a parte emocional da equipe, pois no último jogo o time perdeu para a equipe de seu ex técnico, Gilson Kleina, e saiu de campo cabisbaixo. Guto Ferreira revelou que fará algumas alterações no time para a partida de hoje: Edson Bastos, o goleiro titular, fica de fora, pois pertence ao time adversário e está emprestado à Ponte Preta, deixando a meta aos cuidados de Roberto; o zagueiro Tiago Alves, que estava improvisado na lateral direita, saiu do time para o retorno do lateral Gerônimo; do outro lado, Uendel deixa a lateral esquerda e cede a vaga para João Paulo; e, no ataque, Nikão está machucado e o seu substituto deve ser Rildo. Quem também fica de fora é Giancarlo que ainda está se recuperando de lesão.


Escalação provável:
Coritiba – técnico Marquinhos Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho, Lincoln e Rafinha; Roberto (Anderson Aquino).

Ponte Preta – técnico Guto Ferreira
Roberto; Gerônimo, Ferrón, Diego Sacoman e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Cicinho e Marcinho; Rildo e Roger.

 
Outro jogo de hoje:
Flamengo (RJ) x Bahia (BA)
No Rio de Janeiro - Engenhão





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário