Serão 18 jogadoras para defender a Seleção Olímpica Brasileira de Futebol Feminino, convocadas pelo técnico Jorge Barcellos na semana passada. O maior destaque do time é a união das jogadoras que, lideradas por Marta, pretendem trazer a tão sonhada medalha de ouro olímpica.
A modalidade passou a integrar os Jogos Olímpicos em 1996, quando as campeãs foram as meninas dos Estados Unidos da América. Em 2000, foram as norueguesas que ficaram com a medalha de ouro. Já em 2004 e 2008, os Estados Unidos ficaram com a medalha de ouro, conquistando o tri campeonato em cima das meninas do Brasil.
Na partida de 2004 o time brasileiro, apesar de ter mais habilidade e criatividade, empatou no tempo normal em 1 a 1, mas na prorrogação, o time dos Estados Unidos levou a melhor e o placar final foi de 2 a 1 para elas. Vale lembrar que na época o time dirigido pelo técnico Renê Simões era considerado semi-amador, já que não havia campeonatos oficiais de futebol feminino no Brasil. A medalha de prata conquistada nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia, teve um sabor especial, pois o ‘grande’ time masculino foi eliminado no Pré-Olimpíco.
Em 2008, novamente as duas equipes chegaram à Final, desta vez nas Olímpiadas de Pequim, na China. E ficamos com a prata de novo. No tempo normal o time dirigido por Jorge Barcellos, foi melhor, mas não conseguiu abrir o placar e o jogo terminou em 0 a 0. Na prorrogação, uma bobiada e as estadusinenses abriram o placar logo de cara e assim conquistaram a medalha de ouro pela 3ª vez, ao vencer as brasileiras por 1 a 0.
Agora em 2012, as duas seleções voltam à disputa do ouro olímpico. O Brasil participou de duas finais. As americanas de todas as quatro e só perdeu uma para a Noruega. É o time que mais faz a torcida brasileira tremer, pois podemos dizer que somos fregueses delas. Porém o time brasileiro tem muitas jogadoras conhecidas e habilidosas, e que amadureceram muito.
Essas meninas merecem conquistar a medalha de ouro para coroar o esporte em nosso território e assim, abrir as mídias para os campeonatos femininos que são muito mal divulgados. Falta ao futebol feminino o incentivo que outros esportes recebem para que seja devidamente valorizado e, deste modo, possa atrair patrocinadores, como acontece com os times masculinos, que invistam no aprimoramento técnico e físico das jogadoras.
A Seleção Feminina em julho, antes de Londres, irá para a Suíça onde fará jogo amistoso contra a Irlanda no dia 11 e ainda participará da Copa da Suíça jogando no dia 14 contra a Colômbia e no dia 17 contra o Canadá. Será uma competição por pontos corridos e quem tiver mais pontos fica com o caneco.
O técnico Barcellos informou que por prevenção a jogadora Dani, do São José (SP) entrará na lista reserva para eventualmente substituir Thaisinha, do Vitória (PE), que está machucada e não tem sua presença no time totalmente confirmada até o final do tratamento, quando se saberá as reais condições da jogadora. Confira a relação das 18 convocadas.
Goleiras: Andreia Suntaque - Juventus/SP e Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR.
Laterais: Maurine - Centro Olímpico/SP, Fabi - Football Club Roosiyanca/Rússia e Rosana - Olympique Lyonnais/França.
Zagueiras: Bruna - Foz Cataratas/PR, Aline Pellegrino - Football Club Roosiyanca/Rússia, Daiane (Bagé) - São José/SP e Erika - Centro Olímpico/SP.
Meio campo: Ester - Football Club Roosiyanca/Rússia, Formiga - São José/SP, Francielle - São José/SP, Elaine - Tyresö/Suécia e Renata Costa - Foz Cataratas/PR.
Atacantes: Cristiane - Football Club Roosiyanca/Rússia, Grazielle (Grazi) - Associação Portuguesa de Desportos/SP, Marta - Tyresö/Suécia e Thaisinha - Vitória/PE
Lista reserva: Dani - São José/SP
Nós estamos torcendo pelas MENINAS DO BRASIL pela conquista do OURO OLÍMPICO.
BOA SORTE GURIAS...
RIPA NA CHULIPA E PIMPA NA GORDUCHINA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário