Chegou o dia da grande final da Taça Libertadores da América de 2012. Hoje Corinthians e Boca Juniors disputam o título. O Boca Juniors que chega pela 10ª vez à final do torneio tentará conquistar o 7º título de sua história. O Corinthians que chega pela primeira vez à final busca o primeiro título do clube.
A Taça Libertadores da América nasceu de um projeto entre as federações do Chile e do Brasil, com a intenção de fazer um Campeonato de Campeões. Em 1960 aconteceu o primeiro torneio. O Brasil foi representado pelo Esporte Clube Bahia (BA), que foi o Campeão da Taça Brasil em 1959. Mas quem ficou com o título foi o Club Atlético Peñarol, do Uruguai. O nome da competição é uma homenagem aos heróis que lutaram pela independência de seus países na América do Sul.
Inicialmente só o Campeão de cada país, cujas federações estavam ligadas à CONMENBOL, participava. Em 1964, os vice campeões também foram liberados para disputar o troféu e com isso, 20 equipes passaram a participar da competição. Desde então, o regulamento foi mudando para dar espaço a outras equipes e não só às campeãs das competições nacionais de seus países.
Até 2011, 22 times diferentes conquistaram o título. O maior campeão do torneio é o Independiente, time argentino, que levou para casa 7 título, e esse feito poderá ser igualado hoje pelo Boca Juniors. Aliás, 22 é o número total de títulos que os times argentinos conquistaram. O Brasil já conquistou 15 títulos e tanto o São Paulo como o Santos, são os times que mais levantaram a taça: 3 vezes cada.
Nesta edição de 2012, a Taça Libertadores da América contou com a participação de 38 times e hoje, os dois que mais se destacaram na competição, que foram eliminando os seus adversários, chegam para disputar o título da Libertadores 2012.
O primeiro jogo, na quarta-feira passada, terminou 1 a 1. Os dois gols foram marcados no segundo tempo. Os argentinos marcaram primeiro, aos 27 minutos, na cobrança de escanteio por Riquelme, Schiavi cabeceou, Chicão, do Corinthians, tirou com a mão em cima da linha de gol, a bola bateu na trave e sobrou para Roncaglia marcar o gol do Boca Juniors. Se o Boca não fizesse o gol, o juiz teria marcado o pênalti contra o Corinthians. Aos 40 minutos, Romarinho entrou em campo no lugar de Jorge Henrique. Emerson, do Corinthians, recebeu pelo meio e lançou Romarinho na grande área, que tocou na saída do goleiro empatando o jogo para o Corinthians. Foi o primeiro toque na bola do jogador corinthiano.
E hoje, quem vencer fica com o caneco. Se empatar, o jogo segue para a prorrogação. Se permanecer o empate, decisão nos penaltis.
21:50h – Corinthians (BRA) x Boca Juniors (ARG)
Em São Paulo – Pacaembu
Ao contrário do que muitos dizem não faz 102 anos que o Corinthians busca o seu primeiro título na Libertadores. Na verdade, são 52 anos, já que a competição começou em 1960. Um título que merecidamente poderá ser conquistado hoje, por uma equipe que tem no seu conjunto a sua maior força, a sua maior arma. O time está invicto na competição e tem a melhor defesa da história da competição.
O técnico Tite não faz segredo da escalação e entra em campo com o mesmo time que começou o jogo na quarta-feira passada, incluindo Jorge Henrique que foi liberado pelo departamento médico. Romarinho está no banco e talvez entre para jogar. Tudo irá depender do andamento da partida e do comportamento do time ante a ansiedade e a traquilidade que o jogo requer.
O Boca Juniors tem na Libertadores deste ano a redenção para o time que já está fora do campeonato nacional argentino. O técnico Júlio César Falcioni terá à sua disposição 21 jogadores. Incluindo Cvitanich, que pertence ao Ajax (HOL) e joga por empréstimo, cujo contrato terminou no final de semana passado. Mas um acerto entre os dirigentes dos dois times garantiu a participação do jogador para hoje.
A dúvida fica por conta de Roncaglia, que também teve seu contrato encerrado no dia 30 de junho e que já está contratado pela Fiorentina (ITA). Sua presença em campo, hoje, depende do pagamento de um seguro, por parte do Boca Juniors, que não confirmou se efetuou ou não tal pagamento. O desfalque certo é o zagueiro Insaurralde, que foi vetado pelo departamento médico. No lugar de Roncaglia, as opções são Sauro ou Sosa. No mais, o time argentino também deve repetir a escalação do jogo passado.
Escalação provável:
Corinthians – técnico Tite
Cássio, Alessandro, Leandro Castán, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Emerson e Jorge Henrique.Boca Juniors – técnico Júlio César Falcioni
Órion; Roncaglia (Sauro ou Sosa), Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Somoza, Ledesma, Erviti e Riquelme; Mouche e Santiago Silva.Futebol Paixão deseja boa sorte ao Corinthians.
RIPA NA CHULIPA. PIMPA NA GORDUCHINHA...
VAI CORINTHIANSSSSSSSSS
Nenhum comentário:
Postar um comentário