sábado, 19 de maio de 2012

BRASILEIRO SERIE B > GUARANI, BARUERI, GUARATINGUETÁ E SÃO CAETANO, ESTREIAM HOJE.

                Mais sete jogos hoje pela primeira rodada da série B do Brasileirão 2012. Em destaque, a estreia de 4 times paulistas, que vão em busca do acesso à elite do futebol brasileiro em 2013.

16:20h – Paraná (PA) x Guarani (SP)
Em Curitiba – Vila Capanema
                No ano passado, o Paraná fez uma campanha de altos e baixos. Chegou a ficar entre os 4 primeiros colocados, mas perdeu o rendimento durante a competição e ficou muito perto de ser rebaixado. Contudo, conseguiu se recuperar e terminou na 13ª posição com 52 pontos e uma vitória a menos que o seu adversário de hoje, que fez a mesma pontuação. Essa foi a pior campanha do time na série B do Brasileiro. Atualmente, disputa a segunda divisão do Campeonato Paranaense e está na liderança isolada, com 16 pontos, seis a mais que o segundo colocado.
                O técnico Ricardinho não irá poupar jogadores para o jogo de hoje, por causa dos jogos que tem também na segunda divisão do Campeonato Paranaense, pois precisa começar bem na competição. A diretoria promete reforços para não sobrecarregar o elenco pela disputa de dois campeonatos importantes. Um que já está perto de fechar com o clube é o volante Bruno.
                Estão vetados pelo departamento médico Nilson e Douglas, por estarem acima do peso. Sendo assim, o ataque estará sob o comando de Arthur. O volante Ricardo Conceição, revelado nas categorias de base da Ponte Preta (SP) e que jogou o Paulistão pelo rebaixado Comercial (SP), terá a chance de estrear hoje. No mais, o time deve ser o mesmo que atua no estadual. 

Em 2011, o Guarani terminou a série B na 12ª colocação com 52 pontos e uma vitória a mais que o seu adversário de hoje, que terminou com a mesma pontuação. Em 2012, fez bonito no Campeonato Paulista, disputando a final contra o Santos e ficando com o Vice Campeonato. Participou ainda, da Copa do Brasil, mas foi eliminado na segunda fase da competição pelo Botafogo (RJ). O técnico Vadão foi eleito o melhor técnico do Campeonato Paulista, com todos os méritos, pois há muito tempo o time do Guarani não tinha boa participação no Paulistão.
Para tentar voltar à elite do futebol brasileiro, já que o time é o único campeão brasileiro do interior paulista, a diretoria promoveu mudanças no elenco. Éwerton Páscoa deixou o time essa semana e foi para o Santos (SP). Os zagueiros Domingos e Neto, também podem deixar o clube a qualquer momento para jogar em times que irão disputar a série A do Brasileiro.
Em compensação, os novos jogadores já contratados para a competição são: o meia Renato Ribeiro, os laterais Chiquinho e Alex, os volantes Ademir Sopa e Jackson, o atacante Clebinho e o volante Lucas Fonseca.
O técnico Vadão não poderá contar com alguns jogadores que foram vetados pelo departamento médico: o goleiro Emerson, o lateral direito Oziel, o volante Wellington Monteiro e o meia Fumagalli.
Bruno Mendes também não joga, pois foi liberado para atuar pela Seleção Brasileira sub -20, e será substituído por Ronaldo. O atacante Fabinho é dúvida, pois se queixou de dores musculares durante os treinos de sexta-feira. O jogador será reavaliado antes do jogo e se não puder jogar, Clebinho assume a vaga.
Escalação provável:
Paraná – técnico Ricardinho
Luís Carlos; Paulo Henrique, André Vinicius, Alex Alves e Fernandinho; Ricardo Conceição, Cambará, Douglas Packer, Wellington e Luisinho; Arthur.
Guarani – técnico Vadão
Juliano; Bruno Peres, Rodrigo Arroz, André Leone e Bruno Recife; William Favoni, Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Fabinho (Clebinho) e Ronaldo.

16:20h – Barueri (SP) x Vitória (BA)
Em Barueri – Arena Barueri
                O Grêmio Barueri fez boa campanha no ano passado na série B, terminando na 9ª colocação com 53 pontos. Esse ano disputou a série A-2 do Campeonato Paulista e terminou a competição na 10ª posição com 26 pontos.
                O técnico Vinícius Eutrópio manterá a mesma base que disputou a série A-2 do Campeonato Paulista, com poucas modificações. Os recém contratados Ronaldo Angelim, Anderson Salles e Allan Mota podem começar jogando.
                 A única dúvida é também do estreante Marcelinho Paraíba que aguarda a regularização de sua documentação para poder jogar. Se não puder jogar, Thiago Gentil será o substituto.

                No meio da semana o Vitória jogou pela Copa do Brasil e perdeu de virada para o Grêmio (RS), e terá de vencer na partida de volta, que será na próxima quinta-feira, 24, em Porto Alegre. Pelo campeonato Baiano deste ano, o time chegou até a final, mas ficou com o vice campeonato, após empate dramático em 3 a 3 na segunda partida, que deu o título ao Bahia, por ter a melhor campanha no torneio.
                Para disputar a série B, a diretoria trouxe um técnico de peso: Paulo César Carpegiani, que demorou, mas decidiu assinar com o time baiano. A estreia do técnico será hoje e ele não irá poupar jogadores por causa da disputa da Copa do Brasil.
                Vetados pelo departamento médico os dois principais goleiros do time: Douglas, o titular, e Renan, o primeiro reserva. O técnico irá promover das categorias de base o goleiro Gustavo, que esteve recentemente defendendo a Seleção Brasileira sub -20. E essa será a única modificação no time, que será nas demais posições, o mesmo que atuou no meio da semana pela Copa do Brasil.
Escalação provável:
Barueri – técnico Vinícius Eutrópio
Tiago; Marcos Pimentel, Anderson Salles, Ronaldo Angelim e Leonardo; Augusto, Alê, Allan Mota e Thiago Gentil (Marcelinho Paraíba); Marcelinho e Magrão.
Vitória – técnico Carpegiani
Gustavo; Gabriel, Victor Ramos, Rodrigo e Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos e Neto Baiano.

16:20h – Criciúma (SC) x Guaratinguetá (SP)
Em Criciúma – Heriberto Hülse
                Em 2011, o Criciúma terminou a competição na 14ª colocação com 51 pontos. No Campeonato Catarinense  de 2012, somando-se os pontos da 1ª e da 2ª fase, o time acumulou 27 pontos e terminou na 7ª colocação.
                A diretoria reforçou o time para a competição. Chegaram o goleiro Douglas, os zagueiros Raul e Matheus Ferraz, os volantes Fransérgio e Elias, o meia Kleber e os laterais Marlon e William Simões.
                O técnico Paulo Comelli procurou entrosar o time nos treinos durante a semana para poder escalar o time para hoje, que virá totalmente renovado, para buscar a vaga que dá acesso à série A-1.

                O Guaratinguetá, em 2011, disputou o torneio com outro nome, Americana, pois o clube havia se transferido para a cidade do interior paulista de mesmo nome. Contudo, acabou retornando para a sua cidade de origem e por isso reassumiu o nome da cidade para a disputa da série B deste ano. No ano passado o time fez boa campanha e terminou na 8ª colocação com 56 pontos, 5 a menos do 4º colocado.
                No Campeonato Paulista deste ano, não fez uma campanha tão boa, sempre ficando perto ou mesmo, dentro, da zona de rebaixamento, terminando na 18ª posição, com 15 pontos, e foi rebaixado para a série A-2 no ano que vem.
                Para a disputa do torneio a diretoria correu atrás de reforços e pelo menos 15 novos jogadores chegaram para compor o elenco.  Contudo, o técnico Carlos Octávio, que terminou como interino no Paulistão e foi efetivado no cargo para o Brasileiro, preferiu fazer mistério da escalação oficial, que só será divulgada minutos antes da partida. Mas a base deve ser a mesma que terminou o estadual.
Escalação provável:
Criciúma – técnico Paulo Comelli
Douglas; Ezequiel, Mateus, Raul e Marlon; Elias, Fransérgio, André Gava e Kleber; Gilmar e Zé Carlos.
Guaratinguetá – técnico Carlos Octávio
Éverson; Matheus, Felipe Machado, Baggio e Reinaldo; Jonatan, Fran, Tchô e Lenilson; Fabinho e Lúcio Flávio.

21h – São Caetano (SP) x ASA (AL)
Em São Caetano – Anacleto Campanella
                Esse ano, o São Caetano brigou para não ser rebaixado no Campeonato Paulista, terminando na 12ª colocação com 23 pontos. Em 2011, pela série B do Brasileiro, o time também não fez uma grande campanha, terminando em 15º lugar com 51 pontos.
                O técnico Márcio Araújo não fará muitas modificações no time que estreia hoje, e deve manter a base que jogou no Paulistão. Está confirmada a estreia do atacante Somália, que é um dos reforços que a diretoria trouxe para a disputa do torneio.  

                O ASA, siglas de Agremiação Sportiva Arapiraquense, em 2011, terminou a série B muito perto da zona de rebaixamento: 16º lugar com 48 pontos, 1 a mais que o 17º colocado que foi rebaixado. Nesse ano, chegou à Final do Campeonato Alagoano, mas perdeu o título para o CRB, ficando com o vice campeonato.
                A diretoria trouxe 11 jogadores para reforçar o time na disputa da série B. Porém, o técnico Heriberto da Cunha escalou apenas cinco para estrear hoje: o goleiro Gilson, o lateral Chiquinho Baiano, o zagueiro Diego Borges e os atacantes Alexsandro e Roberto Jacaré. Nas demais posições, o time segue o mesmo que atuou pelo estadual.
Escalação provável:
São Caetano – técnico Márcio Araújo
Luiz, Marcone; Eli Sabiá, Gabriel e Diego; Augusto Recife, Moradei, Anselmo e Marcelo Costa;
Geovane e Somália.
ASA – técnico Heriberto da Cunha
Gilson; Gabriel (Dudu), Audálio, Gaúcho, Fabiano e Chiquinho Baiano; Cal, Jorginho, Didira e Valdivia; Lucio Maranhão.

Outros jogos de hoje:
16:20h
América (RN) x Goiás (GO)
Em Goianinha – Nazarenão
Boa (MG) x Avai (SC)
Em Varginha – Melão
Joinville (SC) x Atlético (PR)
Em Joinville – Arena de Joinville



Nenhum comentário:

Postar um comentário