Por meio de liminar o Grêmio Esportivo Brasil, da cidade de Pelotas (RS), confirmou sua presença na disputa da série C do Campeonato Brasileiro de 2012. A CBF acatou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, colando o time gaúcho no lugar do time paulista, o Santo André, que irá disputar a série D. Se não fizesse isso, a CBF seria multada em R$100 mil por dia.
Toda essa confusão aconteceu porque no ano passado o Grêmio Brasil colocou o lateral direito Cláudio, para atuar contra o Santo André. Ocorre que o jogador na época em que jogava pelo Ituiutaba (MG), recebeu suspensão, que evidentemente não foi revogada quando o clube mineiro foi extinto e o jogador foi negociado com o Grêmio Brasil. O jogador alegou que não sabia da suspensão, pois não recebera nenhuma notificação e por isso, entrou em campo normalmente. O time paulista recorreu à CBF que, ao findar a série D no ano passado, promoveu o Santo André para a série C e manteve o Grêmio Brasil na série D.
A CBF informou que a troca dos clubes não influencia na composição dos grupos nas duas séries.
Mas não é só esse caso que está mudando o rumo da série C. O Treze Futebol Clube, da Paraíba, também entrou com ação para poder participar da série. Na semana passada, uma liminar obriga a CBF a conceder uma vaga para o Treze, ou paga multa de R$50 mil por dia.
E mais, enquanto o clube paraibano não estiver devidamente na série C, o Campeonato não poderá começar. O Treze entraria na quarta vaga no lugar do Rio Branco (AC), que seria excluído da série e que também pagará o mesmo valor de multa diária que a CBF.
Na verdade, são três clubes disputando a vaga. Alem do Treze e do Rio Branco, o Araguaína (TO) também tenta conquistar o acesso, via judicial. Todos estavam no mesmo grupo no ano passado. O que ocorre é que os clubes estão recorrendo à Justiça Comum para resolverem questões esportivas e isso é proibido, segundo o Estatuto da CBF e também da FIFA. A CBF, até agora, não divulgou se acatou ou não essa nova liminar e a briga, segue na Justiça.
Portanto, tanto a série C, como a série D, podem não começar no próximo fim de semana, como estava programado. Tudo irá depender do que for resolvido entre os clubes e a CBF no decorrer desta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário