domingo, 1 de abril de 2012

PAULISTÃO 2012: CLÁSSICO, LIDERANÇA E REBAIXAMENTO AGITAM A RODADE DE HOJE.


                Mais sete jogos hoje pelo Campeonato Paulista de 1012. Tem clássico entre Portuguesa e Santos no Canindé, tem a briga pela liderança entre São Paulo e Corinthians, tem a briga para não cair e ainda a esperança de entrar no G8 e por uma vaga na série D do Brasileirão deste ano. Emoção não faltará no encerramento da 17ª rodada do torneio.

16h- Portuguesa x Santos
Em São Paulo – Canindé
                A Portuguesa precisa vencer para afastar o fantasma do rebaixamento nessa reta final do campeonato. O time está na 15ª colocação com 17 pontos e não tem mais chance de chegar ao G8. Uma campanha decepcionante para os torcedores e dirigentes, que chegaram à disputa do Paulistão com muito entusiasmo, após conseguir retornar à elite do Brasileirão deste ano. É bem verdade, que nesta rodada não corre o risco de ir frequentar a zona de rebaixamento, mas se perder poderá complicar muito nas duas rodadas finais.
                O técnico Jorginho não conta com os zagueiros Rogério e Leandro Silva que irão cumprir suspensão automática, entrando Renato e Gustavo para compor a zaga. Quem está retornando ao time é Ricardo Jesus que deve começar jogando. No mais o time deve ser o mesmo que jogou no meio da semana.

                O já classificado Santos está em 5º lugar e pode assumir a 3ª colocação se vencer hoje, deixando o rival Palmeiras na 4ª colocação. O foco é ficar entre os 4 primeiros colocados para manter o mando de campo na próxima fase. Mas o técnico Muricy Ramalho precisará poupar jogadores, pois tem compromisso importante e difícil na quarta-feira quando o time enfrenta o Internacional (RS) pela Libertadores. Jogo que vale a liderança do G1 e a conquista da vaga por antecipação.
                Sendo assim, Neymar, Borges, Ganso e outros titulares não entrarão em campo hoje. Alan Kardec e o titular Henrique estão confirmados no time.
Escalação provável:
Portuguesa – técnico Jorginho
Rodrigo Calaça; Luis Ricardo, Renato, Gustavo e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Henrique e Diego Souza; Ricardo Jesus e Ananias.
Santos – Muricy Ramalho
Aranha; Maranhão, Vinícius Simon, Bruno Rodrigo e Paulo Henrique; Adriano, Henrique, Felipe Anderson e Elano; Alan Kardec e Dimba.


16h – Oeste x Corinthians
Em Itápolis – Amaros
                Em 12º lugar, a 7 pontos do G8, o Oeste ainda mantém viva a esperança de passar para a próxima fase. Mas o adversário de hoje está brigando pela liderança do campeonato e o jogo não será fácil para nenhum dos dois. Pelo menos, no que diz respeito ao rebaixamento, o time pode ficar um pouco mais tranquilo, porém não pode perder o foco na reta final da competição.
                Poucas mudanças devem ser feitas pelo técnico Roberto Cavalo. Há duas certezas, no entanto: o meia Roger irá cumprir suspensão automática e o volante Dionísio retorna ao time após cumprir a suspensão no jogo passado. A escalação do time deve ser a mesma do jogo passado e o atacante Marcinho Beija-flor continua a ser a esperança de gols do time.

                Sem folga para os titulares, o Corinthians surpreende e vem a campo com força total para buscar a liderança do campeonato. O técnico Tite não irá poupar ninguém que esteja em condições de jogo.
                Os desfalques do Timão são Alessandro, Alex e Jorge Henrique que foram vetados pelo departamento medico. Emerson Sheik está confirmado no ataque ao lado de Liedson. Ralf e Leandro Castán também vão a campo.
Escalação provável:
Oeste – técnico Roberto Cavalo
Zé Carlos; Fabrício, Éder Lima e Adriano; Neno, Dionísio, Paulo Vítor, Vanderson e Fernandinho; Mazinho e Marcinho Beija-Flor.
Corinthians – técnico Tite
Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Ramirez (Willian); Emerson e Liedson.

18:30h – Ituano x São Paulo
Em Itu - Novelli Jr.
                Brigando pela vaga na série D do Brasileiro deste ano, o Ituano, que é o 11º colocado na competição, precisa vencer os três últimos jogos da reta final do torneiro. A vaga no G8 não está totalmente descartada, pois são 7 pontos de diferença para o Bragantino, 8º colocado.
                O técnico Roberto Fonseca tem muitos desfalques no time: os meias Kleiton Domingues e Jefferson Luis, e o volante Alan Mota cumprirão suspensão automática.  Bruno Martins deve ficar na vaga de Alan Mota, já que retorna da suspensão automática cumprida no jogo passado. Elton e Tiago Bezerra entram no meio campo.

                Lutando para manter a liderança o São Paulo entrará em campo já sabendo do resultado do jogo do Corinthians. Porém, o tricolor só depende de seus resultados para continuar líder.
                Para o jogo de hoje o técnico Emerson Leão aguarda a reavaliação de Luis Fabiano que continua em tratamento no departamento médico. Se não tiver condições de jogar, Willian José permanece no ataque tricolor. Quem está de volta ao time é o lateral Piris que cumpriu suspensão automática no jogo passado, e pode começar como titular. O resto da equipe deve ser mantida igual a do jogo no meio da semana.
Escalação provável:
Ituano – técnico Roberto Fonseca
Roberto; Alex, Thiago Gomes, Vitor Hugo e Gustavo; Rodrigo Costa, Anderson Salles, Bruno Martins, Davi Ceará e Elton; Tiago Bezerra.
São Paulo – técnico Leão
Denis; Rodrigo Caio (Piris), Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson;Lucas e Willian José (Luís Fabiano).    
       

18:30h – Catanduvense x Guarani
Em Catanduva - Silvio Salles
                O Catanduvense caiu para a 17ª posição após a vitória do VX de Piracicaba ontem. Mas pode recuperar a posição se vencer hoje, pois só depende de suas forças para se manter na elite do Paulistão. O time tem 13 pontos, um ponto a menos que o 16º colocado, o Xv de Piracicaba.
                O técnico Roberval Danivo não poderá escalar o zagueiro Cléber e o meia Alex Willian que irão cumprir a suspensão automática. Para a zaga Marcus Vinicius deve ser a opção e Diniz deve vir no meio de campo. No mais, o time é o mesmo que jogou no meio da semana.

                A classificação no G8 para o Guarani já está certa. O time é o 6º colocado com 30 pontos e não pode mais ser alcançado pelo 9º colocado. Entretanto, luta para ficar entre os 4 primeiros colocados para ter o mando de campo nas próximas partidas.
                Sem poupar jogadores, o técnico Osvaldo Alvarez terá a ausência do meia Fimagalli que irá cumprir suspensão automática. Danilo Sacramento dever assumir a posição. Quem retorna ao time é Fabio Bahia que não jogou na última partida do Bugre.
                Vetado pelo departamento médico o zagueiro Domingos deve ser substituído por André Leone. O outro zagueiro, Neto, será reavaliado antes do jogo e se não puder jogar, Ewerton Páscoa fica com a vaga.
Escalação provável:
Catanduvense – técnico Roberval Davino
Filippi; Chiquinho, Douglas, Ednei e Samuel; Ricardo Oliveira, Moreilândia, Nenê Bonilha e Diniz; Alemão e Dairo (Marcus Vinicius).
Guarani – técnico Vadão
Emerson; Oziel, André Leone, Neto (Éwerton Páscoa) e Bruno Recife; Wellington Monteiro, Fábio Bahia, Bruno Neves e Danilo Sacramento; Fabinho e Bruno Mendes.

18:30h – Bragantino x São Caetano
Em Bragança Paulista - Nabi Abi Chedid
                O Bragantino pode garantir a vaga no G8 se vencer hoje. O time é o 8º colocado com 5 pontos à frente do 9º colocado que é o Mirassol que venceu o Palmeiras ontem. Embalado com a boa fase, o técnico Marcelo Veiga deve manter o mesmo time que atuou no meio da semana.
                Aguardam a liberação do departamento médico os volantes Serginho e Welington, que serão reavaliados antes da partida.

                Na 14ª colocação o São Caetano ainda tem chance de entrar no G8. São 7 pontos que separam o time do G8, e restam 9 pontos a serem conquistados. O primeiro passo para isso é vencer hoje para diminuir a distância.
                Para o jogo de hoje o técnico Márcio Araújo conta com o retorno do goleiro Luiz, do zagueiro Jorge Luiz, do lateral Vicente e do volante Augusto Recife, que cumpriram suspensão automática no jogo passado. Quem fica de fora é o atacante Geovane que irá cumprir suspensão automática. As opções são Fernando ou Aílton.
Escalação provável:
Bragantino – técnico Marcelo Veiga
Rafael Santos; Júnior Lopes, André Astorga e Luciano Castan; Victor Ferraz, Éder, Cambará, Fernando Gabriel e Leo Jaime; Romarinho e Giancarlo.
São Caetano – técnico Márcio Araújo
Luiz; Pedro, Gabriel (Jorge Luiz), Eli Sabiá e Diego (Vicente); Marcone, Moradei, Augusto Recife e Marcelo Costa; Kléber e Aílton (Fernando).

18:30h – Linense x Botafogo
Em Lins Gilbertão
                A diretora do Linense informou nessa semana que se o time não conseguir a classificação para a série D do Brasileiro de 2012, irá desfazer o time e só voltará a atuar no futebol profissional no Paulistão do ano que vem. O time tem poucas chances de conseguir a classificação no G8 do Paulistão, apesar de ser o 12º colocado, mas tem apenas 19 pontos, 7 a menos que o 8º colocado que é do Bragantino. Na última partida, o time enfrentará o atual líder, São Paulo.
                Já pela vaga na série D, ainda há chance. Mas precisa vencer, pois o Mirassol conquistou uma importante vitória ontem e abriu dois pontos de vantagem para o Ituano, Paulista e Linense. A outra vaga já é do Mogi Mirim.
                E se vencer é o que importa, o técnico Pintado pode promover mudanças táticas para tornar a equipe mais ofensiva. Cogita-se a entrada do atacante André Luiz no lugar do meia Éder ou do volante Elias.
Os desfalques do time são os dois único laterais do elenco, Marlon e Tarracha, que foram vetados pelo departamento médico. Por isso, o meia Neto e o volante Ademir Sopa continuam improvisados pelas laterais do time. No mais, o time de ser o mesmo do jogo passado.

Com o apoio da torcida, o Botafogo, precisa vencer para manter viva a chance de sair da zona de rebaixamento na reta final do torneio. Ao contrário da torcida do rival Comercial que não acredita mais na reabilitação do time, e com toda a razão, a torcida do Botafogo promete lotar o estádio do adversário para fazer pressão e ajudar o time a conquistar a vitória.
Na 19ª colocação e com 9 pontos em jogo, ainda dá para o Botafogo evitar o  rebaixamento, mas não depende só de suas vitórias já que têm cinco times na beira do precipício (Comercial, Botafogo, Guaratinguetá, XV de Piracicaba e Catanduvense) e mais a Portuguesa que também briga para não cair.
Para o jogo de hoje o técnico Vágner Benazzi não poderá contar com o zagueiro Marcos Aurélio que irá cumprir suspensão automática. Henrique Mattos deve ser o substituto. O resto da equipe deve ser a mesma do último jogo.
Escalação provável:
Linense – técnico Pintado
Douglas; Neto, Pablo, Fabão e Ademir Sopa; Andrade, Makelelê, Éder (Elias) e Lenílson;
André Luiz e Chimba.
Botafogo – técnico Vágner Benazzi
Rafael; Alessandro, Reniê, Henrique Mattos e Alex; Leandro Carvalho, Daniel Paulista, Glauber e Camilo; Edson e Felipe.

18:30h – Guaratinguetá x Ponte Preta
Em Guaratinguetá - Dario Rodrigues Leite
                Só a vitória interessa para o Guaratinguetá que é o 18º colocado na competição, para fugir da zona de rebaixamento. O time vem de uma derrota por goleada no meio da semana e precisa se recuperar hoje, embora saiba dos seus limites e dificuldade para vencer a Macaca.
                Ainda sem técnico, o interino Carlos Octávio poderá contar com o retorno do lateral Janílson, do zagueiro Baggio e do volante Jonathan que cumpriram suspensão automática no jogo passado. Quem fica de fora pelo mesmo motivo desta vez é o volante Gercimar, que deve ser substituído por Jonathan.
                O lateral Luis Felipe, o zagueiro Vinicius, os atacantes Lúcio Flávio, Charles e Djavan estão confirmados como titulares da equipe. Já o meia Tchô disputa a vaga com Jeovânio.

                Um empate já basta para a Ponte Preta garantir sua vaga no G8. O time é o 7º colocado e está muito focado em disputar a próxima fase do campeonato. O técnico Gilson Kleina deve promover algumas mudanças no time.
                De cara não poderá contar com o volante Willian Magrão que cumpri suspensão automática. O lateral Cicinho, o zagueiro Wescley e o volante Gerson estão vetados pelo departamento médico. Gian fica na zaga e Xaves assume o meio de campo. o volante Agenor e o meia Caio podem entrar no time dependendo do esquema tático que o técnico optar.
Escalação provável:
Guaratinguetá – técnico interino Carlos Octávio
Jaílson; Luis Felipe, Vinicius, Baggio e Janilson; Rick, Jeovânio (Tchô), Lúcio Flávio e Jonathan;
Charles e Djavan.
Ponte Preta – técnico Gilson Kleina
Lauro; Guilherme, Diego Sacoman, Gian e Uendel; Xaves, Agenor (Caio), João Paulo e Renato Cajá; Enrico e Roger.


Nenhum comentário:

Postar um comentário