quarta-feira, 28 de março de 2012

PAULISTÃO 2012: CORINTHIANS E PALMEIRAS EM CAMPO PELA LIDERANÇA

                A 16ª rodada começa hoje. Com o fim da primeira fase da Copa do Brasil, o Paulistão volta a ocupar espaço no meio da semana.

16h – Mogi Mirim x Ituano
Em Mogi Mirim Romildão

                O Mogi Mirim é o 5º colocado no campeonato com 30 pontos. O time está focado não apenas no G8 do Paulistão, mas principalmente, na vaga para a série D do Brasileiro de 2012. No jogo passado o time conquistou uma importante vitória e praticamente garantiu a vaga para a série D, e mais, a permanência no G8.

                Para o jogo de hoje o técnico Guto Ferreira conta com o retorno do zagueiro Tiago Alves, do volante Val e do meia Felipe, que cumpriram suspensão automática no jogo passado.  Outro que retorna é o volante Baraka que foi liberado pelo departamento médico.


                Também focando uma vaga na série D do Brasileiro deste ano, o Ituano precisa da vitória para se manter na briga. O time é o 11º colocado com 18 pontos, mesma pontuação do Mirassol, e um ponto a menos que Paulista e Linense, que também brigam pela vaga na série D. A derrota no fim de semana só não foi pior, porque os outros times que buscam a vaga na série D também não tiveram bons resultados.

                O técnico Roberto Fonseca poderá contar com quase todo o elenco. A exceção fica por conta do volante Bruno Martins que irá cumprir suspensão automática. Em seu lugar deve entrar Rodrigo Costa. No mais, o time é o mesmo que atuou no fim de semana.

Escalação provável:
Mogi Mirim – técnico Guto Ferreira
Anderson; Edson Ratinho, Tiago Alves, Lucas Fonseca e João Paulo; Baraka, Val, Renê Junior, Felipe e Roni; Hernane.

Ituano – técnico Roberto Fonseca
Roberto; Alex, Thiago Gomes, Vitor Hugo e Gustavo; Rodrigo Costa, Anderson Salles, Alan Mota e Kleiton Domingues; Jefferson Luís e Tiago Bezerra.


19:30h – Ponte Preta x Portuguesa
Em Campinas – Moisés Lucarelli

                Na 7ª colocação a Ponte Preta tem 25 pontos e para se manter no G8 precisa da vitória. O empate com o Guarani no jogo de sábado passado, deixou a equipe a apenas dois pontos do Bragantino, 8º colocado, mas a vantagem para o Paulista, 9º, é de 6 pontos.

                O técnico Gilson Kleina tem dois desfalques na zaga: Wescley irá cumprir suspensão automática e Ferrón foi vetado pelo departamento médico. Os substitutos devem ser Diego Sacoman e Gian. Quem retorna ao time é o volante João Paulo, que cumpriu suspensão no jogo passado. No mais, o time deve ser o mesmo que jogou no fim de semana.

A diretoria anunciou nessa semana a contratação do volante Somália para reforçar a equipe na disputa da série A do Brasileiro de 2012.


                Já a Portuguesa está no 13º lugar com 17 pontos. O time está embalado com as duas últimas vitórias, uma pela Copa do Brasil que garantiu a classificação para a próxima fase, e a outra pelo Paulistão no fim de semana.

                Para o jogo de hoje o técnico Jorginho não poderá escalar Ricardo Jesus que irá cumprir suspensão automática. Em compensação, poderá contar com a volta do atacante Rodriguinho que foi liberado pelo departamento médico, e do também atacante Ananias que cumpriu suspensão automática no jogo passado e deve entrar no lugar de Ricardo Jesus.

Escalação provável:
Ponte Preta – técnico Gilson Kleina
Lauro; Guilherme, Diego Sacoman, Gian e Uendel; João Paulo, Gérson, Cicinho (William Magrão) e Renato Cajá; Enrico e Roger.

Portuguesa – técnico Jorginho
Rodrigo Calaça; Luis Ricardo, Leandro Silva, Rogério e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Henrique e Diego Souza; Rodriguinho e Ananias.


19:30h – Mirassol x Bragantino
Em Mirassol – José Maria de Campos Maia

                O Mirassol é o 12º colocado e está no páreo por um vaga na série D do Brasileiro deste ano. Quanto ao G8, a classificação é mais difícil, pois está a 5 pontos do 8º colocado, o Bragantino, seu adversário de hoje. Não será um jogo fácil para a equipe, pois precisa vencer para se manter na briga da série D.

                A boa notícia para o técnico Ivan Baitello é a liberação do meia Luciano Sorriso que foi liberado pelo departamento médico. Outro que retorna ao time é o zagueiro Dezinho, que não jogou no fim de semana para cumprir suspensão automática.

Porém, não poderá contar com o lateral Eric e nem com o volante Alex Silva que irá cumprir suspensão automática.


Com 23 pontos, o Bragantino é 8º colocado no campeonato. Embora tenha uma boa vantagem para o 9º colocado, precisa pelo menos de um empate para não correr o risco de se complicar nas últimas rodadas do campeonato. Na rodada do fim semana, o time de Bragança Paulista perdeu e a ordem agora é vencer para manter a classificação para a próxima fase.

                Contudo, o técnico Marcelo Veiga tem muitos desfalques no time: vetados pelo departamento médico estão Serginho, Cambará, Wellington e Patrick, que serão reavaliados antes da partida; cumprem suspensão automática Jean Pablo e Leo Jaime.

                As opções do treinador são à entrada de Paulo Roberto pela esquerda e Luciano Castán ou Luis Carlos na zaga.

Escalação provável:
Mirassol – técnico Ivan Baitello
Fernando Leal; Samuel, Dezinho, Matheus Ferraz e Willian Simões; Sérgio Manoel, Acleisson, Gilsinho e Xuxa; Preto e Henrique Dias.

Bragantino – técnico Marcelo Veiga
Rafael Santos; Junior Lopes, Luciano Castán (Luis Carlos) e Luis Henrique (André Astorga); Victor Ferraz, Eder, Diego Paulista, Fernando Gabriel e Paulo Roberto; Romarinho e Giancarlo.


19:30h – Comercial x Oeste
Em Ribeirão Preto – Palma Travassos

                A vida não está nada fácil para o Comercial. É o lanterna do campeonato e suas chances de sair da zona do rebaixamento, a cada rodada, ficam menores. Para tentar manter acessa a esperança de recuperação na reta final do Paulistão, o técnico Geninho preferiu fazer segredo da escalação do time.

                O que se pode espera é a mudança tática do time. Para tornar a equipe mais ofensiva, o treinador poderá sacrificar a zaga, tirando Rafael Tavares para a entrada de mais um volante ou um atacante. As opções seriam Jaílton ou Enílton. Além disso, conta com o retorno do volante Ricardo Conceição que cumpriu suspensão automática na partida anterior. Ricardo deve ocupar o lugar de Jordã que ficará no banco de reservas.


                Para o Oeste a luta é para se manter distante da zona de rebaixamento, já que para chegar ao G8, praticamente, não tem mais chance. O técnico Roberto Cavalo não poderá contar com o volante Dionísio e nem com o lateral Éder Lima que cumprirão suspensão automática. Os substitutos devem ser Vanderson e Fernandinho, que retornam à equipe, junto com o meia Assisinho, após cumprirem suspensão automática no jogo passado.

                Quem também desfalca o time é o atacante Serginho que continua vetado pelo departamento médico.

Escalação provável:
Comercial – técnico Geninho
Alex; Rafael Tavares, Marcel e Fabão; Marcelo Ferreira, Ricardo Conceição, Elton, Marcelo Labarthe e Wellington; Elionar Bombinha e Leandro.

Oeste – técnico Roberto Cavalo
Zé Carlos; Neno, Fabricio, Adriano e Fernandinho; Esdras, Vanderson, Paulo Vítor e Mazinho;
Marcinho Beija-Flor e Roger.



19:30h – Botafogo x São Caetano
Em Ribeirão Preto – Santa Cruz

                Lutando para deixar a zona do rebaixamento, o Botafogo é o 19º colocado com 10 pontos. Para tanto, não depende só de si, mas também da combinação de outros resultados. Nesta semana a diretoria se reunião com a comissão técnica para analisar as possibilidades do time para fugir da zona de rebaixamento. O técnico Vágner Benazzi recebeu apoio da diretoria e será mantido no cargo.

                Os treinos que anteciparam à partida de hoje, foram realizados de porta fechada com a intenção de surpreender o adversário com um novo esquema tático ou com a substituição de jogadores.

                No elenco não há jogador vetado pelo departamento médico ou por suspensão. Além disso, o atacante Edson foi liberado para jogar e deve assumir a vaga de Felipe, para que o time fique mais ofensivo. Podendo contar com o elenco completo o técnico Benazzi está bastante otimista para manter o time na elite do Paulistão para o ano que vem.


                Para chegar ao G8 o São Caetano, que é o 14º colocado, precisa vencer as 4 últimas partidas e contar com o tropeço os outros concorrentes. A missão não é fácil e nem simples.

                O técnico Márcio Araújo não contará com o goleiro Luiz, o lateral Vicente, o zagueiro Jorge Luiz e o volante Augusto Recife, que irão cumprir suspensão automática. As opções para o jogo de hoje devem ser a entrada de Fábio, Marcone, Gabriel e Anselmo. Outra opção é a entrada de Diego pela esquerda.

                A diretoria do clube informou a contratação de Nei Paraíba que irá integrar o elenco para a disputa da série B do Brasileiro deste ano.

Escalação provável:
Botafogo – técnico Vágner Benazzi
Rafael (Juninho); Alessandro, Reniê, Marcos Aurélio e Alex; Leandro Carvalho, Daniel Paulista, Glauber e Camilo; Edson e Talles Cunha.

São Caetano – técnico Márcio Araújo
Fábio; Marcone, Gabriel, Eli Sabiá e Diego; Moradei, Anselmo, Kléber e Marcelo Costa; Geovanne e Isael.


22h – Corinthians x XV de Piracicaba
Em São Paulo – Pacaembu

                Vice líder da competição o Corinthians tem 31 pontos, mesma pontuação que o líder São Paulo, e a vitória de domingo passado de virada contra o rival Palmeiras, serviu para animar ainda mais a equipe tanto no Paulistão, como na Libertadores.

                O técnico Tite deve poupar os titulares quase todos os titulares para o jogo de hoje, dando um descanso merecido após as vitória pela Libertadores e pelo Paulistão. Edenilson talvez não seja poupado, pois o volante Gomes está vetado pelo departamento médico, assim como Alex. Marquinhos é a outra opção. Já Ralf e Leandro Castán irão jogar hoje.


O XV de Piracicaba é o 17º colocado com 11 pontos e tem muitas chances de sair da zona de rebaixamento. O time está animado após a boa vitória no fim de semana contra o Guaratinguetá, que também tem 11 pontos e luta para não cair.

                O técnico Estevam Soares tem apenas um desfalque no time: o volante Diego Silva que irá cumprir suspensão automática. As opções para vaga são Diego Borges e Rodolfo.

Escalação provável:
Corinthians – técnico Tite
Cássio (Danilo Fernandes); Alessandro, Edenilson (Marquinhos), Leandro Castán e Ramon; Ralf, Ramirez e Douglas; Gilsinho, Emerson e Elton.

XV de Piracicaba – técnico Estevam Soares
Gilson; Vinícius Bovi, Rafael Santos, Glauber e Edu Silva; Rodolfo (Diego Borges), Adilson Goiano, Diguinho e Ricardinho; Adilson e Paulinho (Tiago Luís ou Hugo).


22h – Paulista x Palmeiras
Em Jundiaí – Jaime Cintra

                O Paulista é o 9º colocado e além de brigar pelo G8 tem o foco também na série D do Brasileiro de 2012. No fim de semana o time perdeu a oportunidade de se distanciar dos outros pretendentes à série D, quando foi derrotado pelo Oeste.

                No jogo de hoje o técnico Luiz Carlos Martins não poderá escalar o meia Dener, suspenso, e nem com o atacante Cassiano Bodini, vetado pelo departamento médico.


                A equipe do Palmeiras perdeu a invencibilidade e a liderança do campeonato no domingo passado quando o Corinthians venceu o jogo de virada e o time caiu para o 3º lugar no campeonato.

                O técnico Felipão não poderá contar com o zagueiro Henrique que irá cumprir suspensão automática. As opções são Román e Maurício Ramos. Quem está de volta ao time é Daniel Carvalho que foi liberado pelo departamento médico.

                Duas boas notícias para os torcedores do Verdão: a primeira é sobre Luan que já iniciou a fisioterapia e o fortalecimento muscular para poder voltar à equipe após a cirurgia que fez no mês passado; a segunda é a possibilidade da estreia de Wesley, que foi oficialmente apresentado essa semana.

A vinda de Wesley só foi possível graças ao investimento da Toksai Sports que garantiu o pagamento da primeira parcela de 2 milhões de euros para o time alemão Werder Bremen.

Escalação provável:
Paulista – técnico Luiz Carlos Martins
Vagner; Samuel Xavier, Diogo, Diego Ivo e Reinaldo; Madson, Wellington, Bruno Formigoni e Fabrizzyo; Renan Marques e Rychely.

Palmeiras – técnico Felipão
Deola; Cicinho, Román (Maurício Ramos), Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vítor (Wesley) e Valdívia; Maikon Leite e Barcos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário