O entretenimento extra campo que os torcedores terão nas 64 partidas da Copa do Mundo de 2014, recebe o nome de FIFA FAN FEST. Os eventos são realizados em espaço público onde os torcedores irão assistir a shows culturais (provavelmente musicais) e também os jogos do dia (telão). Nesse espaço a FIFA expõe a marca dos seus patrocinadores, gerando visibilidade para cerca de 20 mil pessoas – capacidade mínina que o local do evento tem de ter.
A estrutura de lazer montada para recepcionar e entreter o público em todos os dias de jogo ficará disponível do início ao fim do torneio, ou seja, por aproximadamente 35 dias. O local escolhido deve ter o acesso fácil por transporte público.
Até aí tá tudo muito bom, tá tudo muito bem. Mas mesmo que você, que mora em uma das cidades onde os eventos ocorrerão, não curta ir a esses eventos, seja lá pelo motivo que for, poderá pagar por toda a montagem da estrutura e não receberá nada dos patrocinadores que irão expor suas marcas no evento. Os patrocinadores já pagaram para FIFA e você, além de ficar exposto à ação de marketing, poderá pagar pelo evento gratuito. (???)
A FIFA não faz nada de graça, mas faz graça em tudo que faz. Segundo reportagem publicada no site do Estadão, em 26/01, os custos de hospedagem e locomoção dos convidados (artistas contratados) dos eventos, poderão sair exclusivamente dos cofres das prefeituras. O mais importante é que você que pretende ir a esses eventos, não estará indo de graça e ainda contribuirá para fixar as marcas patrocinadoras em sua mente. Isso porque você é um participante e não um convidado, e sendo assim, você tem o privilégio de curtir o evento. Tudo isso gratuito.
A reportagem informa que essa sugestão foi dada no 2° Seminário FIFA FAN FEST, realizado no dia 26/01, na capital pernambucana, Recife. Se é uma sugestão dada pela FIFA, adivinhe a chance de ser assim. Então tudo bem, as prefeituras pagarão por tudo, mas os patrocinadores são escolhidos pelas prefeituras. Não pode, o evento é da FIFA, não da prefeitura. Ok então vão dividir esse bolo. Não pode. Você não vai à festa pra comer nada, vai só para pular feito doido, só para ver o seu artista preferido, ver o jogo, procurar o amor da sua vida e pagar a conta de um evento gratuito. Pagará mesmo que você não vá.
No seminário estavam presentes os representantes das sedes, o gerente geral de estratégias e marcas da FIFA, Ralph Straus, o gerente geral de marketing da FIFA no Brasil, Jay Neuhaus, a diretora executiva de planejamento estratégico do Comitê Organizador Local, Joana Havelange, e os representantes da exclusiva Rede Globo de Televisão. Segundo a reportagem, a exclusivista prateada arcará com o cachê dos artistas. Ufa que alívio, um gasto a menos no seu evento gratuito.
Bom já que a conta é paga por você, ou melhor, pela prefeitura, algumas cidades poderão ter mais de um local para esse tipo de evento. A exigência da FIFA é de apenas uma FAN FEST oficial em todas as sedes, mas a cidade de São Paulo, por exemplo, intenciona ter um local desses em cada região da cidade. Recife também quer mais de uma. Viu só, você não terá como escapar de ir, ou não, ao evento gratuito, totalmente pago por você.
A reportagem termina afirmando que isso ainda dará muita discussão, pois as prefeituras e os governos estaduais querem diminuir o gasto publico com parcerias e permutas, e essa sugestão dada pela FIFA, vai atrapalhar os planos de muitos governantes. Mas não os seus planos torcedor, munícipe e contribuinte pagador de impostos. Pode ficar tranquilo que de um jeito ou de outro, você irá gratuitamente a um evento pago por você. Torça para pagar meia entrada. Ops... não pode, a FIFA nao quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário